UOL

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Na falta do que falar não fale!

Na falta do que falar não fale.

Uma boa seqüência bíblica de versículos a respeito do falar.


Pv 8:6
Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo.
Pv 8:13Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.

Pv 12:13O mau se enreda em seu falar pecaminoso, mas o justo não cai nessas dificuldades.

Pv 14:7
Mantenha-se longe do tolo, pois você não achará conhecimento no que ele falar.

Pv 14:23
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.

Pv 15:4
falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito.

Pv 17:27
Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.

Pv 23:16
Sentirei grande alegria quando os seus lábios falarem com retidão.

Pv 29:20
Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.

Ec 3:7
tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,

Ec 5:3
Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.


Existe muita necessidade dentro de nós de sermos entendidos pelas pessoas. Na maioria das vezes esta ansiedade nos leva a lugares muito ruins. "No muito falar nunca falta a transgressão".

Tem gente que orgulhosamente tagarela em favor da "espontaneidade" ou da "sinceridade". Mas fala tanto que não ouve tempo o bastante para perceber o quão tolo ou tola aparentou ser.
"SINCERIDADE SEM SABEDORIA É RELES GROSSERIA"

Uma pessoa que fala o bastante, que não abre espaço para outros falarem, ou apenas espaço para que haja reflexão, muitas vezes consegue o que quer, que os outros parem para escutá-lo, mas esta vitória tem um preço, o crédito daquilo que fala é irremediavelmente abalado. Assim, se vc quiser comunicar alguma coisa não peça para que fala muito, busque alguém que fale bem, o que é necessário.

Eu sou pastor, por titulo. Por dom ministerial pastoreio não é meu forte. Glória a Deus pela ajuda do Espirito Santo e pela graça de Cristo que levou as pessoas sedentas que andam perto de mim ao crescimento em Cristo. Pelo menos a maioria. :P E mesmo tendo o chamado, a ordenação e o aval da igreja e dos pastores que me ordenaram, descobri cedo na vida pastoral, que apenas por causa do título minha voz era um pouco mais ouvida em alguns meios, a tentação de abusar deste "crédito" é bem real.

 Por outro lado também percebi bem logo os lugares onde alguém já havia abusado do "credito clerical" do prefixo PR. Lamentável nossa fama de FALAR MUITO E FAZAER POUCO.
As vezes ficamos tão empolgados e tão ébrios pela possibilidade da fé remover montanhas, que fazemos promessas, julgamentos, e planos verbais muito maiores do que nós mesmos. Até aí não é o problema, o problema é quando fazemos isso além do que Deus nos pediu para fazer.

Sem fé é impossível agradar a Deus, mas no construir sua casa faça suas contas para que não seja envergonhado tendo que deixa-la pela metade.

Hb 11:6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Lc 14:28
"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?


Tiago capítulo dois nos mostra algo sobre uma fé de tagarelice e uma fé que realmente agrada a Deus:

18Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

20Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil

26Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obrasestá morta.


Triste foi no inicio de minha juventude e ministério, ouvir as sabias palavras de um pastor que até hoje é referencia para mim:
- "Cris, vc não é mentiroso, vc só é empolgado e falante demais. O que te faz falar coisas que vc não consegue sustentar depois. Por isso, mesmo sendo sincero, vc perde crédito e passa por mentiroso"

Isto aconteceu em 1996, a quinze anos atrás, em um acampamento de adolescentes. Des de este dia, estas palavras sábias tem gerado em mim um esforço constante. É claro, muitas vezes lutei, errei, muitas vezes sofri as conseqüências. Aprendi a sustentar minhas promessas mesmo com dano prório, o que forjou em meu caráter um entendimento profundo.
- Você é escravo de tudo que vc fala.
- Você é livre por tudo aquilo que vc não fala.

Espirito Santo minha gente, a única coisa capaz de transformar homens como nós; Rápidos no falar, no acusar, no expor conclusões mesmo sem ter certeza da veracidade dos fatos.
Causadores de polemicas e acidentes. Em homens serenos, que quando abrirem a boca para falar as pessoas vão parar para ouvir, pois sabem, que serão palavras que procedem de Deus e do caráter de Cristo formado em nós.

SERENIDADE. A dez anos meu clamor desesperado. Embora esteja sentindo, com muita alegria, os efeitos de ter aprendido, um pouco, a falar só o que é necessário ainda tenho um clamor em meu coração:

- Que meus cabelos brancos sejam uma coroa de sabedoria e serenidade na minha cabeça, e não um sinal de cansaço e desgaste, por ter passado a vida concertando coisas que quebrei por falar antes de ouvir ao Espirito Santo, que também fala com mansidão e não se impõe quando tagarelamos para Ele.
Esta é minha oração por mim e por vc.

Acho que já falei demais. :)
Amo vocês

TENHO DITO
Cris

Agradecimento ao excelente trabalho de  - http://www.irmaos.com/bibliaonline, que tem sido fonte de pesquisa e crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário